H O M E      O  B L O G      C R I S   P O R   C R I S                                                                                                                                                                                    F A C E B O O K      P I N T E R E S T      E M A I L 
MODA E ESTILO DE VIDA
                                                                                   _________________________________________________________________________________________________________________________________________

27 de março de 2012

UM TEXTO PARA LER........

VOCÊ VAI GOSTAR!!!!!!!!!!!


PARA DAR UM SACODE NA VIDA........








TEXTO DA MARTHA MEDEIROS


POSTO, LOGO EXISTO.

 Começam a pipocar alguns debates sobre as consequências de se passar tanto tempo conectado à internet. Já se fala em "saturação social", inspirado pelo recente depoimento de um jornalista do The New York Times que afirmou que sua produtividade no trabalho estava caindo por causa do tempo consumido pelo Facebook, Twitter e agregados, e que se vê hoje diante da escolha entre cortar seus passeios de bicicleta ou "alguns desses hábitos digitais que estão me comendo vivo".

 Antropofagia virtual. O Brasil, pra variar, está atrasado (aqui, dois terços dos usuários ainda atualizam seus perfis semanalmente), pois no resto do mundo já começa a ser articulado um movimento de desaceleração dessa tara por conexão: hotéis europeus prometem quartos sem wi-fi como garantia de férias tranquilas, empresas americanas desenvolvem programas de softwares que restringem o acesso à web e na Ásia, crescem os centros de recuperação de viciados em internet. Tudo isso por uma simples razão: existir é uma coisa, viver é outra.

 Penso, logo existo. Descartes teria que reavaliar esse seu "cogito, ergo sum", pois as pessoas trocam o verbo pensar por postar. Posto, logo existo.

 Tão preocupados em existir para os outros, as pessoas estão perdendo um tempo valioso em que poderiam estar vivendo, ou seja, namorando, indo a praia, trabalhando, viajando, lendo, estudando, cercados não por milhares de seguidores, mas por umas poucas dezenas de amigos. Isso não pode ter se tornado tão obsoleto.

 Claro que muitos usam as redes sociais como forma de aproximação, de resgate e de compartilhamento - numa boa. Se a pessoa está no controle do seu tempo e não troca o virtual pelo real, está fazendo bom uso da ferramenta. Mas não tem sido a regra. Adolescentes deixam de ir a um parque para ficarem trancafiados em seus quartos, numa solidão disfarçada de socialização. Isso acontece dentro da minha casa também, com minhas filhas, e não adianta me descabelar, elas são frutos da sua época, sua turma de amigos se comunica assim, e nem batendo com um gato morto na cabeça delas para fazê-las entender que a vida está lá fora. Lá fora!! Não me interessa que elas existam pra Tata, pra Rô, pro Cauê. Quero que elas vivam.

 O grau de envolvimento delas com a internet ainda é mediano e controlado, mas tem sido agudo entre muitos jovens sem noção, que se deixam fotografa portando armas, fazendo sexo, mostrando o resultado de suas pichações, num exibicionismo triste, pobre, desvirtuado. São garotos e garotas que não sentem com a existência comprovada, e para isso se valem de bizarrices na esperança de deixarem de ser "ninguém" para se tornarem "alguém", mesmo que alguém medíocre.

 Caso avulsos, extremos, mas estão aí, ao nosso redor. Gente que não percebe a diferença entre existir e viver. Não entendem que é preferível viver, mesmo que discretamente, do que, existir de mentirinha para 17.870 que não estão nem aí.


E aí o que vocês acham??????

Quero a opinião de vocês!!!!!!!


Texto publicado no Jornal de Santa Catarina de Domingo 


2 comentários:

  1. Acho super verdade! Temos que saber dividir nosso tempo, entre tudo isso e o que realmente importa!
    Pra alguns já se tornou um trabalho, pra outros é perda de tempo... cada um avalia sua forma de existir, seja virtualmente ou não!
    Amei o texto amiga!
    bjosssssss

    www.luanameneguetti.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adoreiiii seu texto ,parabens !!!!!

    ResponderExcluir